Contador

sábado, 29 de agosto de 2009

DITADURA VIVA, MAS AGONIZANTE!



RS: Sem terra é morto em ação de despejo da Brigada Militar



Questões Agrárias
Agência Chasque
Sáb, 22 de agosto de 2009 14:56

Foto dos ferimentos à bala que
mataram o sem terra Elton Brum da
Silva. O trabalhador foi morto pelas
costas.Porto Alegre (RS) - O trabalhador rural Elton Brum da Silva, de 44 anos, foi morto pelas costas durante ação de despejo da Brigada Militar ocorrida na manhã desta sexta-feira (21), em São Gabriel (RS). Elton estava entre as famílias sem terra que ocupavam a Fazenda Southall há mais de uma semana, reinvindicando a desapropriação do restante da área para a reforma agrária.
As condições em que ocorreu a morte do trabalhador ainda não estavam esclarecidas até o final de sexta-feira. No entanto, já foi confirmado que Elton foi atingido pelas costas por um tiro de espingarda calibre 12. Na revista feita nos sem terra pela Brigada Militar, somente foram encontrados instrumentos de trabalho, como foices e facões. O que para Nina Tonin, coordenadora do Movimento Sem Terra (MST), reforça que Elton foi morto na ação dos policiais.
"O Elton, que foi assassinado brutalmente pelas costas pela Brigada Militar, poderia ser um dos assentados nessas áreas que o governo federal desapropriou [a fazenda Antoniazzi] e que o juiz de Santana do Livramento cancelou a sua imissão de posse. Por isso, o Elton paga com a sua própria vida a inoperância, a falta de vontade política dos governos em cumprirem aquilo que prometeram", diz.
Segundo Nina, cerca de 50 pessoas foram feridas pela Brigada Militar entre mordidas de cachorro, ferimentos por golpes de cacetete, inclusive na cabeça, e dedos e braços machucados. No entanto, nem todas foram levadas ao hospital. Ainda haveria outras duas pessoas feridas à bala, mas que não corriam risco de morte.
O cerco da Brigada às famílias se iniciou ainda durante a madrugada. As primeiras notícias da morte de Elton começaram a ser divulgadas em torno das 9h. Segundo informações de funcionários da Santa Casa de São Gabriel, o sem terra foi levado por policiais e já chegou sem vida ao hospital. As demais famílias permaneceram isoladas na área até pouco depois do meio dia.
Os policiais ainda prenderam 18 sem terra que foram identificados como líderes. Eles foram soltos depois de prestarem depoimento na delegacia. Para Nina, o assassinato do sem terra é o crime final de uma série de outros crimes.
"A morte desse trabalhador não requer apenas uma punição a quem atirou. Isso precisa ser feito, no mínimo. O que nós estamos falando é de uma violência sistemática que é a não realização da reforma agrária. Agora ocorreu a última violência, que é a eliminação física daqueles que lutam pelos seus direitos", argumenta.
O velório de Elton começa neste sábado, em São Gabriel. Ele deve ser sepultado em Canguçu, na região Sul, onde o trabalhador estava acampado e sua família vivia.
Fonte: http://agenciachasque.com.br/

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PEC 336 e 337

*Por Wellington JK

De malas prontas, vamos à Brasília!

Ainda esse mês a UVP- União dos Vereadores de Pernambuco, representada na pessoa do Sr. Biu Farias, com presidentes de várias câmaras de vereadores do estado, estará viajando ao distrito federal, para participar de um congresso nacional, porém, alguns suplentes de vereadores estão de "orelha em pé" com essa viagem tão inusitada e, diga-se de passagem, tão perto da aprovação da PEC 336 e a 337, acreditando que por traz disso, o objetivo maior será barrar a aprovação das referidas PECs, que aumenta a promulgação das mesmas.

Acreditam os suplentes, pelo menos os do nosso município, como Marcos Aurélio, que sendo aprovadas, aumentam a representatividade popular, comprovando sua grande importância para as comunidades mais carentes e que não tem seus devidos representantes,além de diminuir os gatos públicos em torno de R$. 1,5 BILHÕES em todo país.

Com a diminuição do repasse o executivo municipal (Prefeitura) repassará um percentual menor ao legislativo (Câmara de Vereadores), diminuindo assim a grande farra com o dinheiro público. Esta econômia poderá ser empregada, como se deve, na educação, saúde, cultura e outras prioridades de responssabilidade do município. No caso de Abreu e Lima, o repasse mensal será reduzido de 8% para 7%.Como nossa cidade tem atualmente uma arrecadação de 7.000.000.00, esta redução do referido repasse seria uma econômia em torno de 70.000,00 mensal; E R$.840.000,00 anualmente.

A PEC dos vereadores já foi aprovada no senado em dois turnos, e agora está na câmara dos deputados, onde já teve a aprovação da CCJC - Comissão de constituição de justiça e cidadânia, e se encontra em apreciação na comição especial presidida pelo o Dep. Fed. FERNANDO FERRO (PT/PE), que irá aprovar o relatório final no próximo dia 26 de Agosto, para seguir a pauta de votação em plenário. Terá que ser votada em dois turnos e obter 308 votos a favor, somando um total de 513 deputados fedarais. Se aprovada será promulgada e estará garantido posse imediata aos 7.343 suplentes em mais de mil cidades brasileiras. Nosso estado será contemplado com a recomposição de 414 cadeiras legislativas.

Sendo assim, concluído de forma positiva todo esse processo, Abreu e Lima que se encontra na faixa de 80.000 À 120.000 habitantes, ganhará mais sete representantes, que segundo informações do TRE/PE, seriam os seguintes:

ROBERTO BEROWHITE (PDT)

MARCOS AURÉLIO (PPS)

ELTON DA CELPE (PCdoB)

Sr. ABREU (DEM)

NATALÍCIO (PSDC)

BINA (PV)

SEBASTIÃO PEREIRA (PMDB)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

*Por Wellington JK

Delegada de Abreu e Lima, Dra. Margarete, fala com exclusividade sobre o caso de falsificação de atas na câmara de vereadores e possivel perseguição política, que vem acontecendo contra sua pessoa no município.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MARCHA PELA REFORMA AGRÁRIA, EM DEFESA DO PETRÓLEO E CONTRA A CRISE. 2009

*Por Alexandre Lima

A reforma agrária ainda é um ponto de pauta em discussão, que continua em aberto no Brasil. Pois mesmo apesar das conquistas já obtidas, não se realizou como um todo, de acordo com o necessário. Temos um sistema agrário caduco e injusto, onde o que prevalece é o agronegócio, que não é bom para quem planta, nem para quem consome, pois sabemos que para "super produções" em tempos records, o latifundio brasileiro usa dos piores meios químicos para satisfazerem seus comparssas e aumentarem seus lucros, não se importando com o solo em que plantam, com os agricultores sem terra e muito menos, com os que desses se alimentam.

Por isso se faz necessário que a luta no campo avance a cada dia mais e, que o povo da cidade integre-se e ajude a fortalecer essa luta. Nesse intuíto, o MLB - MOVIMENTO DE LUTAS NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS - PE, participou dessa grande marcha pela reforma agrária, contra a crise e em defesa do petróleo brasileiro. O movimento foi reprersentado na fala de um dos seus integrantes, o companheiro Wellington Nascimento (JK), responsável no município de Abreu e Lima e litoral norte de Pernambuco.

PARA MUDAR, É PRECISO LUTAR!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA PETROBRAS


* Por Alexandre Lima
Enquanto os bastidores da política municipal não fervem, os movimentos sociais estadual não param.Nesta última quinta-feira, 30 de julho, o plenário da Câmara Municipal de Abreu e Lima, foi o grande cenário do primeiro ato público de natureza "combativa" de nosso município, cito PRIMEIRO, atualmente, pois é de conhecimento de todos, que essa cidade no passado, já foi campo de muitos combates de massa.

O ato que teve como tema EM DEFESA DA PETROBRAS, foi de fato, algo novo na cidade, que deixou seus espectadores com gosto de quero mais, pois passou informações do quanto se é importante mobilizar o nosso povo para que juntos possamos defender a soberania nacional e, o poder de fato popular, de um povo forte e soberano por natureza, como o nosso povo brasileiro.

Abreu e Lima pode ficar tranqüila, com relação a sua parte nessa luta, pois contribuiu e muito com esse processo que está apenas iniciando. Em breve,como foi definido no ato, nossa cidade terá um dos comitês estaduais, que tem por nome o título da campanha. Desde já, convidamos a todas as lideranças comunitárias, estudantes, trabalhadores, movimentos e todo cidadão e cidadã consciente de seu papel com a sociedade, a participarem desta luta de extrema importância para o nosso povo.Vale lembrar que mesmo sendo um ato de tão grande importância, tivemos alguns representantes da prefeitura, mas nem o vice-prefeito Marcos Siqueira "PCdoB", que é aparentemente da base do Presidente Lula, tão pouco o prefeito, compareceram ou apoiaram o ato. Pois os mesmos compõem a aliança com o senador que mais se opõe ao governo federal e seus programas.

Este ato foi realizado pelo o MLB/PE-MOVIMENTO DE LUTAS NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS, que tem como articulador municipal; Wellington Nascimento (JK), que frisou a importância de se implantar em nossa cidade, a cultura de lutas por direitos, sendo que somos constantemente levados como boi de manada, para qualquer lado que os políticos da cidade queiram, abandonando todo e qualquer senso de racionalidade. Declarou Wellington.

Agradecemos o apoio das seguintes entidades: CUT/ FUP/ CENTRO CULTURAL MANOEL LISBOA/ MST/ COMUNHÃO ANGLICANA/UJR-UNIÃO DA JUVENTUDE REBELIÃO/AECO- ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA CABOCLO OXOSSI/ UESPE-UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE PERNAMBUCO/ UESO-UNIÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE OLINDA E AO VEREADOR CARLINHO DE TIMBÓ.