Contador

domingo, 1 de março de 2009

O CEMITÉRIO DOS INGLESES.



O CEMITÉRIO DOS INGLESES
(British Cemetery)
E A NOSSA HISTÓRIA!!!
Parte II


No Cemitério dos ingleses está sepultado um dos maiores revolucionários da América Latina: O brasileiro José Ignácio de Abreu e Lima. Nascido no Recife, em 6 de Abril de 1796. Com 21 anos de idade, foi obrigado a assistir ao fuzilamento do seu pai, herói revolucionário, tendo jurado, nessa ocasião, que tudo sacrificaria pela liberdade do seu país, ou de qualquer outro, contra qualquer tirania. Com esse firme propósito, viajou para a Venezuela, juntando-se às forças do Grande Libertador Simon Bolívar, que se batia pela libertação da sua pátria, assim como dos demais países da América Latina, dominados pelos espanhóis. Com inexcedível bravura e destemor, participou mais de dez anos, de memoráveis batalhas, que levaram à libertação da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Venezuela, tendo o Grande Libertador lhe conferido a patente de General, por suas heróicas ações em todos os inúmeros e vitoriosos combates.
Com a morte do grande libertador Simon Bolívar, Abreu e Lima regressou ao Brasil, fixando-se no Recife, onde se dedicou a escrever vários e importantes livros, inclusive, o primeiro livro sobre o SOCISLISMO escrito no Brasil.
Atuante maçom, pugnando pela liberdade religiosa, suscitou a inimizade do Bispo Cardoso Ayres, o qual, quando do falecimento de Abreu e Lima, em 8 de Março de 1869, não permitiu o seu sepultamento em cemitério católico, tendo sido o General sepultado no Cemitério dos Ingleses por concessão da coroa britânica.
Lamentavelmente, o passar de tantos anos não deixou o cemitério intocado. Muitas de suas obras de arte, que ornavam os túmulos, foram inutilizadas ou subtraídas, mausoléus foram depredados.
Nenhuma instituição contribui para sua preservação. O que existe é uma associação de famílias que possuem jazigos e que contribuem para esse fim. Entretanto, essa contribuição não tem uma quantia específica, sendo insuficiente para a manutenção do cemitério.
Dr. Ephrem Abreu e Lima é o atual Presidente da Sociedade Administradora do Cemitério dos Ingleses. Este iniciou a restauração do túmulo do General Abreu e Lima, assim como obras necessárias à conservação do Cemitério.
Sua indicação para este cargo, por unanimidade, muito o sensibilizou, juntando a esta distinção – como um Abreu e Lima – sua gratidão à Coroa Britânica que, no passado, num belo e inesquecível gesto de caridade cristã, autorizou o sepultamento do General Abreu e Lima no Cemitério dos Ingleses, de onde, sem dúvida alguma, jamais deverá sair.
O Cemitério dos Ingleses foi tombado pelo Decreto Estadual
Nº 9131, pela Secretaria de Turismo Cultura e Esporte: Fundação do Patrimônio Histórico Artístico de Pernambuco.
Com seu bonito portão de ferro, confeccionado pela antiga e célebre Fundição D`Aurora, que pertencia ao inglês Chistopher Starr; com sensíveis e comoventes inscrições em vários túmulos, atestando o amor e a saudade aos entes queridos que se foram; sombreando por frondosas e seculares árvores, envolto por suave e constante brisa-tudo isso se junta para transmitir uma tranqüila sensação de encantamento.
O Cemitério dos Ingleses merece, realmente, ser visitado por todos aqueles que apreciam a cativante beleza de um sereno e histórico local.


Esta é uma divulgação do Instituto Abreu e lima.
*Pres. Dr. Ephrem Abreu e Lima.

11 comentários:

  1. É um monumento histórico que desperta curiosidade. Sou professora da rede pública estadual e estudiosa da Tanatologia. Morando em outro Estado, sempre desejei visitar esse cemitério, mas estive em Recife, no dia 27/07/2009 e não consegui realizar esse desejo. Mas não desisti. Na próxima oportunidade, tentarei novamente.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Socorro, Eu me chamo Deveraldo, atual Secretário do Cemitério dos Ingleses em Recife. Sabendo do seu interesse, disponibilizo o meu celular (81-9600.5379 / e-mail: deveraldojos@yahoo.com.br) e os de Ephrem Abreu e Lima (81-8518.8619 e 81-86920159). Quando quiser fazer-nos uma visita, por favor, entre em contato. Faremos o possível no sentido de atende-la da melhor forma.
    Até a próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Na qualidade de filho saudoso da “Pátria Abreuelimense” me senti regozijado ao encontrar blog tão interessante, falando da terra onde nasci (de fato e de direito, em casa, tendo minha querida avó paterna como parteira), de tão caras recordações, uma verdadeira tribuna do povo da saudosa Maricota, a jorrar cultura e informação para a sua gente. Ainda menino, em tenra idade e antes de receber aulas de História versando sobre esse tema, tive a minha curiosidade despertada para o enigmático Cemitério dos Ingleses, “plantado” ali, bem no meio da Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Ao ler a presente nota lembrei-me, de forma cristalina, embora tanto tempo tenha se passado, que na época, há mais de 45 anos atrás, meu pai me esclareceu que naquele cemitério, diferentemente do de Paulista, só eram sepultados cidadãos ingleses. Completou dizendo que a única exceção que tinha conhecimento tratava-se do General Abreu e Lima, herói das guerras de libertação das colônias da América Espanhola e que dava nome ao então distrito de Paulista, por haver optado pelo protestanismo luterano.
    Obrigado, muito obrigado por me proporcionarem tão indeléveis lembranças e parabéns pelo belo trabalho apresentado. Quando voltar a Pernambuco procurarei visitar esse verdadeiro sítio histórico! Abraços!
    Luciano Silveira.

    ResponderExcluir
  4. Estive lá hoje visitando o cemitério.Ele está completamente destruído e abandonado. O mato invadindo os túmulos que estão quase todos quebrados.Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  5. seria mais interessante se vc fizer uma reportagem sobre os cemiterios de refe com fotos e tudo mais ficarei esperando acho que seu blog vai bombarrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  6. gostaria de conhecer esse cemitério,pois já li muito a respeito mas nunca cheguei a visitalo! como faço para visitar ? desde de já agradeço !

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo Ephrem, parabéns, ficou muito bom o blog. Lembro como hoje, quando estava-mos planejando esse projeto,Istituto Abreu e Lima. Porem o destino guinou-me a Brasília a rabalho. Um abraço do amigo de sempre, Antônio Delfim.
    Fone 61-8203.3286 - delfimcomjesus@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. parabenizamos o presidente do instituto
    abrel e lima por ter como patrono José Ignácio
    de Abreu e Lima, rogando ao GADU a construção do seu TEMPLO MAÇONICO,na cidade de abrel e lima.abraço. joão amorim filho 2°vig ARLS
    GEN ABREU E LIMA 2884.fone 81- 8520-5581
    amorimjca@hotmail.com.br
    14 de setembro de 2011 22:25

    ResponderExcluir
  9. Ecaaaa!!! templo maçônico, q horrível. Prefiro o meu Deus, q me ama incondicionalmente, dando a vida dele por mim, e ainda realiza tudo o que peço para ele.

    ResponderExcluir
  10. Pois ELE é o Deus do impossível!!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Faço pesquisa genealogica de minha família e tenho interesse em maiores informações sobre o Cemitério e dos ingleses que ali estão sepultados. Procuro por dois sobrenomes: Dallas e, o outro, Brotherhood. Agradeço se puder entrar em contato através de meu email: my portuguese gen at yahoo ponto com
    Agradeço desde já,
    Isabella

    ResponderExcluir