* Por Wellington JK
Em maio de dois mil e sete (05/2007) em nosso munícipio, fora criado um projeto de lei, que a exemplo de Recife, oficializava dentro do legislativo a participação dos jovens nas elaborações e discussões de políticas públicas para a juventude. Visando este aproximar as diverssas lideranças de várias instituições, que desenvolvem trabalhos com este público. Com o objetivo de tentar sanar ou ao menos aliviar problemas que a muito ocorrem com esta classe. Problemas como: Educação de qualidade, capacitação técnico proficional (gratuita), esporte e lazer, valorização e incentivo de diverssos grupos culturais e aí sim, o tão sonhado primeiro emprego. Resumindo, falo do "sumido"PARLAMENTO JOVEM DE ABREU E LIMA.
Após quase dois anos de sua criação, este que longe de seu modelo (o PJ da cidade do Recife), não apareceu em nenhuma pauta de discussão do legislativo (CÂMARA MUNICIPAL), com projetos que de fato mostrassem para que propósito foi formado. As únicas ações que afirmativamente são conhecidas, vale frisar em quase dois anos, são as seguintes: A POSSE, onde TODOS OS PARLAMENTARES fizeram questão de comparecer, pois ali teriam os gloriosos minutos de fama. Recebendo os seus diplomas das mãos do prefeiro e de sua deputada estadual. Em seguida posando para uma bela foto que durante muito tempo serviria apenas de "PANO DE FUNDO" para suas belas histórias de "LUTAS E MILITÂNCIA POLÍTICA".
Não vamos aqui atacar ou denegrir a imagem de nenhum dos parlamentares (jovens) que foram "ELEITOS". Mas apenas mostrar e ao mesmo tempo chamar a atenção para um assunto que por si já se sabe do tamanho de sua responssabilidade e propósito. Sejamos sinceros.Se você(jovem) tem conhecimento de algum projeto que beneficiou sua vida através deste parlamento (JOVEM), por favor mande-nos informações e fontes onde conseguil tal jóia. Bem, vamos agora à segunda atuação: UM CONCURSO DE REDAÇÃO, pouco divulgado (COMO SEMPRE POR AQUI), que deu ao vencedor, ou seja, à um aluno da escola POLIVALENTE DE ABREU E LIMA um computador. Sendo que o DATA SHOW, também divulgado como prêmio (segundo o que consta) ainda não chegou na escola até o fechamento desta edição. Daí, depois de muiiiito labor, encerrou sua pauta de atividades do ano, espera um momento! Pauta? que pauta????
É pena que tão bom projeto não esteja sendo levado a sério, pois quem de fato está perdendo com essa "brincadeira" não são os parlamentares jovens, e sim a juventude de nosso município, que a muito não é ouvida e nem tão pouco valorizada. A não ser, quando são convocados em épocas eleitorais, para as "GRANDES MISSÕES" de agitar bandeiras e entregar santinhos de candidatos. Estes, depois olham para suas faces, quando os pedem um emprego e dizem a nobre e bondosa frase: - " AMIGO,INFELIZMENTE NÃO POSSO FAZER NADA AGORA POR VOCÊ, MAS, DEPOIS A GENTE VÊ ISSO AÍ!"
BASTA! Acredito que seja esse o momento de exigirmos daqueles que se dizem"LIDERANÇAS JOVENS"uma postura, qualificação e atitudes, adequadas para se tratar verdadeiramente dos interesses que almejamos. Buscando por vias sérias, medidas que inclua de fato Abreu e Lima, como município emancipado nos projetos de juventude do governo federal e estadual. Precisamos de verdadeiros porta vozes que com pleno conhecimento de causa lute e conquiste nossos direitos.
CHEGA DE BLÁ,BLÁ,BLÁ e de "puxar sardinha para suas latas" é hora de atuar e mudar.
Vamos cobrar dos poderes executivo e legislativo, que faça funcionar e vir à prática o CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE E O PARLAMENTO JOVEM, assim poderemos organizar o projeto de criação de no mínimo uma DIRETORIA DE JUVENTUDE.
O governo federal, criou a SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE, o estadual (Pernambuco) a SECRETARIA EXECUTIVA ESTADUAL DA JUVENTUDE, que tem a frente o senhor PEDRO MENDES. A pergunta é a seguinte: Em Recife funciona e dá certo, em Olinda, Paulista, Igarassu e em outras cidades dá certo porque não em ABREU E LIMA?
GOSTEI DESSE COMENTARIO A POLITICA NA CIDADE DE ABREU E LIMA E FANTASMA,CHEIO DE MESENARIO
ResponderExcluirVALEU O GRUPO JOVEM TEM QUE REACENDER DAS CINZAS........................................
Muito obrigado Rene,continue colaborando conosco.
ResponderExcluir