Contador

sexta-feira, 1 de maio de 2009

VIVA O 1° DE MAIO! VIVA O DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES!


*Por Wellington JK

O ano era 1886. O país EUA. A cidade, Chicago.


Os operários norte americanos, cansados da superexploração que sofriam e dos baixos salários, amotinaram-se nas ruas daquela cidade, travando uma batalha campal com a polícia, na luta pela redução da jornada de trabalho para oito horas. A repressão contra as manifestações dos trabalhadores nos EUA, particularmente em Chicago, foi feroz: Vários trabalhadores foram assassinados e dezenas, feridos. A justiça, a serviço dos patrões, condenou quatro líderes da grande rebelião à morte e outros quatro à prisão.

No julgamento, os operários não se intimidaram, e ainda desafiaram a justiça da burguesia fazendo pronunciamentos, denunciando a exploração capitalista e firmando o justo direito dos trabalhadores a se rebelarem contra a ordem injusta.

O exemplo de luta dos operários norte-americanos se espalhou por todo o mundo e desde então os trabalhadores unem-se no dia 1° de maio para defender os seus direitos, celebrar a luta contra a exploração capitalista e afirmar seu objetivo de construir uma nova sociedade sem opressão e sem exploração, a sociedade socialista.

Hoje, quando os capitalistas querem reduzir nossos salários e jogam milhões de trabalhadores nas ruas a lição e o exemplo dos operários de Chicago são mais atuais. Em nossa cidade, precisamos que os poderes executivo e legislativo (Câmara e Prefeitura) discutam seriamente a questão da empregabilidade, pois sabemos que nossa região tem muitas industrias e eles nada fazem para levar o jovem e o(a) cidadão para esse mercado que nós sabemos que existe. Uma gestão propagandista não faz bem ao povo, é hora de exigirmos os resultados.


SAÚDE! TRABALHO! EDUCAÇÃO! TETO! TERRA E PÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário