Contador

sexta-feira, 9 de abril de 2010

SOLIDARIEDADE. NOSSA EQUIPE ESTEVE NO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS EM APOIO AOS CAMPONESES QUE ESTÃO SOFRENDO GRANDES REPRESÁLIAS DO LATIFUNDIO


Escrito por LCP do Nordeste
Sex, 09 de Abril de 2010

No dia 08 de abril de 2010, foi assassinado o pequeno-proprietário José Ronaldo. Nanal, como era mais conhecido, possuía um pequeno terreno próximo ao latifúndio Peri-Peri, Lagoa dos Gatos – PE, e tinha algumas vacas e bezerros. Nanal trabalhava como leiteiro e todas as manhãs levava leite na casa de seus fregueses. As 6:30, Nanal, foi assassinado na porta da casa de uma cliente sua, por dois homens em uma moto, com pelo menos 8 tiros de pistola calibre 380.
Este foi um crime anunciado! Na Carta Aberta da Liga dos Camponeses Pobres, de 31 de março, amplamente divulgada em Pernambuco e nacionalmente denunciávamos a tentativa de assassinato contra o companheiro Nanal ocorrida no dia 29 de março:
“Na última segunda-feira, dia 29 de março, quatro pistoleiros em um Fiat prata, quatro portas, tentaram assassinar um morador vizinho ao latifúndio e apoiador da luta pela terra. Quando o trabalhador se deslocava para seu trabalho foi perseguido pelo grupo, que efetuou vários disparos, tendo um desses acertado a moto e dois outros uma leiteira de zinco. Felizmente nenhum tiro acertou o camponês, que só não foi assassinado por que seus amigos foram ao seu socorro.”
Nanal não era acampado junto a Liga dos Camponeses Pobres no latifúndio Peri-Peri, mas era um grande apoiador da luta pela terra. Não há dúvida de que Nanal foi assassinado por seu apoio à luta das famílias camponesas de Peri-Peri. Os pistoleiros contratados pelo Deputado Eduardo da Fonte tentaram assassiná-lo no dia 29 de março e desgraçadamente conseguiram atingir seu vil objetivo no dia 08 de abril. Na mesma Carta Aberta de 31/03, nós da LCP alertávamos:
“Tememos que o próximo derramamento de sangue da luta pela terra no estado de Pernambuco, ocorra no latifúndio Peri-peri, dessa vez sob o comando de um Deputado Federal, “legítimo representante do povo”, o senhor Eduardo da Fonte.”
E foi exatamente o que ocorreu. Qual o objetivo dos pistoleiros em assassinar este apoiador da luta pela terra? Intimidar as famílias acampadas e ameaçar as lideranças da LCP. A manifestação que ocorreu no dia de hoje no centro de Lagoa dos Gatos demonstra que jamais eles conseguirão amedrontar o povo. Pois a vida destes camponeses depende da conquista desta terra, porque estas famílias deram seu suor e duro trabalho para cultivar as roças e construir as casas destruídas pelo trator do Deputado Eduardo da Fonte.
Alertamos que a situação no latifúndio Peri-Peri segue extremamente grave e exigimos imediata providência dos órgãos que se dizem responsáveis pela questão agrária em nosso país. Ao Deputado Eduardo da Fonte afirmamos: cada crime cometido contra o povo pobre de Lagoa dos Gatos será denunciado com toda nossa força no Recife e em Brasília. Jamais desistiremos desta luta!
A fazenda Peri-Peri é do povo!
Imediata punição para os assassinos de José Ronaldo!
O povo quer terra e não repressão!

2 comentários:

  1. Conheci em Trás-os-Montes, Portugal uma família de apelido Abreu e Lima de uma famílias de ricos proprietários rústicos(do campo) e dirigente de proprietários latifundiários.
    V.ª cidade degenerou bastante, né?

    Veja aqui o Alexandre Abreu e Lima:


    http://www.leader.pt/PDF/conf_presencas.pdf

    ResponderExcluir
  2. E aqui o latifundiário e dirigente latifundiário Mário Joaquim Mendonça Abreu e Lima:

    http://www.cap.pt/index.php?Itemid=51&id=21&option=com_content&task=view

    ResponderExcluir