Contador

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PEC 336 e 337

*Por Wellington JK

De malas prontas, vamos à Brasília!

Ainda esse mês a UVP- União dos Vereadores de Pernambuco, representada na pessoa do Sr. Biu Farias, com presidentes de várias câmaras de vereadores do estado, estará viajando ao distrito federal, para participar de um congresso nacional, porém, alguns suplentes de vereadores estão de "orelha em pé" com essa viagem tão inusitada e, diga-se de passagem, tão perto da aprovação da PEC 336 e a 337, acreditando que por traz disso, o objetivo maior será barrar a aprovação das referidas PECs, que aumenta a promulgação das mesmas.

Acreditam os suplentes, pelo menos os do nosso município, como Marcos Aurélio, que sendo aprovadas, aumentam a representatividade popular, comprovando sua grande importância para as comunidades mais carentes e que não tem seus devidos representantes,além de diminuir os gatos públicos em torno de R$. 1,5 BILHÕES em todo país.

Com a diminuição do repasse o executivo municipal (Prefeitura) repassará um percentual menor ao legislativo (Câmara de Vereadores), diminuindo assim a grande farra com o dinheiro público. Esta econômia poderá ser empregada, como se deve, na educação, saúde, cultura e outras prioridades de responssabilidade do município. No caso de Abreu e Lima, o repasse mensal será reduzido de 8% para 7%.Como nossa cidade tem atualmente uma arrecadação de 7.000.000.00, esta redução do referido repasse seria uma econômia em torno de 70.000,00 mensal; E R$.840.000,00 anualmente.

A PEC dos vereadores já foi aprovada no senado em dois turnos, e agora está na câmara dos deputados, onde já teve a aprovação da CCJC - Comissão de constituição de justiça e cidadânia, e se encontra em apreciação na comição especial presidida pelo o Dep. Fed. FERNANDO FERRO (PT/PE), que irá aprovar o relatório final no próximo dia 26 de Agosto, para seguir a pauta de votação em plenário. Terá que ser votada em dois turnos e obter 308 votos a favor, somando um total de 513 deputados fedarais. Se aprovada será promulgada e estará garantido posse imediata aos 7.343 suplentes em mais de mil cidades brasileiras. Nosso estado será contemplado com a recomposição de 414 cadeiras legislativas.

Sendo assim, concluído de forma positiva todo esse processo, Abreu e Lima que se encontra na faixa de 80.000 À 120.000 habitantes, ganhará mais sete representantes, que segundo informações do TRE/PE, seriam os seguintes:

ROBERTO BEROWHITE (PDT)

MARCOS AURÉLIO (PPS)

ELTON DA CELPE (PCdoB)

Sr. ABREU (DEM)

NATALÍCIO (PSDC)

BINA (PV)

SEBASTIÃO PEREIRA (PMDB)

Um comentário:

  1. Caro Wellincton Jk, sou favorável ao aumento do número de vereadores, porque simutaneamente melhora a representetividade culminando com o aprimoramento da democracia. Pesquisas comprovam que com a diminuiçõao do número de vereadores aumentaram os gastos de muitas destas Câmaras através do crescente número de assessores de assuntos resolvidos.Não esqueça de cobrar do Senador Mercadante a defesa do aumento da representatividade popular que mesmo ele sempre pregou e o Deputado/Médico/Sindicalista Arlindo Chináglia, defendia nas greves unificadas das categórias o aumento da representavidade popular quer seja nas comissões de fábricas, na CIPA ou delegados sindicais, no intando se negou a promulgar a PEC/20 para se passar por um politíco austéro e jogar conversas para a galera aplaudir e conquista mais um mandato que mais parece um emprego de Deputado Federal, enquanto O Senador Mercadante quer se aposentar na condição de Senador, mais o povo não esquecerá que sete Senador faz o que o ex-presidente do sindicatodos bancarios de SãoPaulo/Presidente do PT e Deputado Federal Ricardo Bezoine determina. É o caso em tela das representações contra Sarney que a bancada petista amarelou e jogou a ètica nos piores dos Lixões deste país. Kimcastro@terra.com.br

    ResponderExcluir