Contador

sábado, 6 de março de 2010

06 DE MARÇO, DATA MAGNA DE PERNAMBUCO E UM MARCO DA LIBERDADE BRASILEIRA




*Por Wellington JK


Se hoje fossemos reescrever a história do Brasil e de Pernambuco com relação ao que realmente ocorreu em 06 de Março de 1817, com toda certeza prejudicaríamos e causaríamos um grande dano no mercado literário, como também aqueles que seriam desmascarados com a força que pregaram durante tanto tempo, ocultando os verdadeiros fatos e responsáveis da revolução que realmente gerou no povo da época o primeiro sentimento republicano e brasileiro de ser.

Iniciaríamos afirmando que tudo começou, não as margens do Ipiranga e, sim no Areópago de Itambé, o qual foi fundado em 1796, pelo frade carmelita Manoel do Coração de Jesus, cujo nome era Manuel Arruda da Câmara. Ele e um grupo de sábios fundaram o Areópago que não era senão uma loja (templo maçônico) Maçônica aos moldes daquela em que fora iniciado em Montpelier, na França. Dando a Pernambuco a ventura de ser o berço da maçonaria brasileira. Assim o Areópago fora forjado em nosso país com fortes objetivos político e para estes fins. Tendo como primeira manifestação desses fins a CONSPIRATA DE SUASSUNA, em 1801, quando se pretendia a independência, fundando-se uma república sob o protetorado de Napoleão. Mas infelizmente a tentativa malogrou e o Areópago cerrou suas portas. No entanto, os areopagistas de Itambé não encerrarão seus sonhos por aí. Eles mudaram sua estratégia e repartiram-se em dois grupos. A ACADEMIA DO PARAÍSO, sob o veneralato do Padre João Ribeiro. E a ACADEMIA DE SUASSUNA, sob o veneralato do Coronel Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque. Os doutrinadores se reuniam na academia do paraíso. E os milicianos eram treinados sob a direção da Academia de Suassuna.
A revolução que esses homens pretendiam não era regional e sim nacionalmente, que visava proclamar nossa independência com a implantação de uma republica. Era a sonhada construção de uma pátria para os brasileiros. A revolução estava prevista para o dia 06 de Abril, porém, em virtude de desentendimentos do Comando Militar português com alguns oficiais brasileiros resultou em sua antecipação do movimento para um mês antes e inibindo a adesão de maior quantidade das províncias resultando inevitavelmente neste feito inevitável que tornou-se o marco da nossa primeira idéia de pátria brasileira.
Feita a revolução foram eleitos para reger a novo república os seguintes Maçons:
Domingos José Martins, representando o comércio;
Domingos Teotônio Jorge, representando os militares;
Padre João Ribeiro, representando o clero;
José Luiz de Mendonça, representando a justiça;
Manuel Corrêa de Araújo, representando a agricultura ( que não era iniciado)
A revolução de 1817 representa incontestavelmente, a mais lídima expressão de nosso nativismo e a mais completa manifestação do sentimento brasileiro. Não foi uma quartelada, nem teve sentido local, nem pessoal. Era dirigida contra o sistema vigente da época. Estava preparada no país inteiro. Tinha caráter nacional. Estalaria a 06 de Abril, dia da coroação do rei. Antecipou-se Pernambuco. Falhando por isso a solidariedade das outras províncias especialmente do Rio e Bahia. Mas ficará na lembrança dos bons brasileiros como um maior gesto de patriotismo de nossa história.
Esse é o grande significado do dia 06 de Março, para Pernambuco e para o Brasil
Lei do Estado de Pernambuco n° 13.386, de 24.12.2007 (Publicada no DOE-PE de 25.12.2007)

Institui o Dia 06 de Março a Data Magna do Estado de Pernambuco, atribuindo-se-lhe a condição de ponto facultativo e determina providências pertinentes.
EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS
Governador do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário